Histórico

A Semana de Estudos Literários, Letras e Lingüística (SELLL) surge em uma atmosfera de intensa circulação das informações nas esferas da comunicação facilitando o acesso ao conhecimento, às tendências teóricas e às trocas científicas, visando cumprir a necessidade de ponderar sobre essas tendências bem como debatê-las num espaço convidativo à reflexão e que proporcione a possibilidade da dúvida e do questionamento. E, com esse intuito, os estudantes do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – Unicamp) pretendem promover a discussão no campo das humanidades, especificamente às áreas de interesse dos estudos da linguagem, e contribuir para o aprimoramento crítico dos estudiosos dessas áreas da ciência. Os seus temas geralmente se apresentam como um norte à discussão teórica, procurando, sobre a temática escolhida problematizar e ponderar singularidades entrevistas sobre assuntos pertinetes aos nossos dias.

A Semana de Estudos Literários, Letras e Linguística (SELLL) é fruto da interação dos interesses dos alunos do IEL. Essa semana provém da necessidade de uma abordagem multidisciplinar dentro do debate organizado, o qual aponte para as diversas variações da “Linguagem”, assim ela propõe como tema geral Transformações que engloba a perspectiva os estudos linguísticos, de teoria literária e a formação de um pensamento crítico que dialoga com a abordagem pedagógica.

A SELLL constituiu-se, assim, com o passar do tempo, como um importante evento para a formação acadêmica dos estudantes não só do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp – IEL, mas de todos aqueles que participam do evento. Além, é claro, de propiciar aos que desta participam um momento ímpar em sua formação, já que permite a estes um conhecimento e um tipo de debate que extrapola o acadêmico no qual estamos acostumados em sala de aula.

Apesar do caráter acadêmico que alicerça a SELLL ela também preza pelo debate político sobre os quais a Universidade caminha hoje, permitindo aos participantes ter um panorama mínimo de quais são as principais polêmicas que concernem a Academia, principalmente no que tange os três cursos cerne desta semana (Estudos Literários, Letras e Linguística).

Acima de tudo deve-se ressaltar a importância que a Semana obteve com o passar dos anos. No início, sob o nome de SELL – Semana de Estudos de Letras e Linguistica –, propiciou uma grande complementação teórica para os cursos em questão, já que os debatedores que participaram dessa semana permitiram a ela um acúmulo histórico e o respaldo necessários para o reconhecimento interno desse evento, assim como o reconhecimento por toda a comunidade de Campinas.

Uma vez consolidado ao longo de vinte e cinco anos, o encontro tomou, a partir da década de 90, o caráter de evento nacional, sendo muito bem assimilado pelas comunidades acadêmicas de grande parte das mais bem conceituadas instituições de ensino superior do país. É de nosso conhecimento que aconteceram, no mínimo, 12 semanas acadêmicas de Letras e Linguística[1]. Apesar de em alguns anos não termos registros da ocorrência da Semana, elas aconteceram, em maior ou menor grau. Somente em anos com algum acontecimento ímpar a SELLL não ocorreu.

Podemos narrar, por exemplo, a importância de uma das últimas Semanas que aconteceram no IEL, que contou com presenças de convidados importantes como Alfredo Bosi (2006), renomado crítico literário, e Gogh (2006), músico e compositor reconhecido. Além de este ano marcar os 30 anos do Instituto.

Em 2008, observando a importância da maior integração no campo dos estudos de Literatura, ocorreu o I Encontro de Estudos Literários no lugar da SELLL. Por conseqüência, em 2009, os dois eventos foram unificados.


[1] Existem ocorrências de Semanas 1985, 1989, 1992, 1993, 1994, 1995, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s